14 de nov. de 2010

Ilha de Marajó

Esta Ilha enorme do Pará, é uma mistura de ilha fluvial e oceânica, é banhada pelo Oceano Atlântico e o Rio Amazonas.
Também chamada de ilha flúvio marinha ou flúvio marítima.
Guarda muitas belezas e curiosidades.
Sua população de búfalos por exemplo é bem maior que o número de seus habitantes.
Com 65.394 km²de área,o Marajó é o maior arquipélago fluvio marítimo do planeta.Localizado na Foz do Rio Amazonas, o arquipélago, além da ilha que lhe dá o nome, é formado pelas ilhas de Caviana, Mexiana e Ilha Grande de Gurupá.O arquipélago Marajó conta com 16 municípios, sendo que a Ilha de Marajó é formada por 12 deles:Soure, Salvaterra, Chaves, Afuá, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Muaná, Breves, Curralinho, Anajás, e São Sebastião da Boa Vista. Sua população total é de 468.822 habitantes(IBGE 2009) e Breves é um dos mais importantes e mais populosos, com 101.094 habitantes.  
A intensidade das chuvas que acontecem de fevereiro a maio é tanta que dois terços de Marajó ficam completamente alagados. Também por causa dessa característica, a ilha tem hoje o maior rebanho de búfalos do país, já que o animal se adapta bem a terrenos alagadiços.

A ilha pode ter sido o primeiro ponto do território brasileiro visitado pelos europeus da era dos descobrimentos em 1498, dois anos antes da expedição portuguesa de 1500 chegar a Cabrália. Mas o visitante atemporal, cartógrafo e navegador
Duarte Pacheco Pereira não deu muita importância à ilha, e se fez de desentendido. Achava que pisava em território espanhol, de acordo com os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas.

Sabe-se que a Ilha de Marajó foi habitada por diversas tribos indígenas; entre elas os aruãs, tribo mais numerosa e mais valente, que foi expulsa pelos Caraíbas.
Os índios encontravam na ilha o ambiente ideal para viver e trabalhar a sua arte de desenhos geométricos, que hoje é distribuída pela Europa e América do Norte.
A famosa arte Marajoara!




Ainda pouco conhecida, a Ilha é um dos mais preservados santuários ecológicos da Amazônia e por tanto do mundo!
Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas, praias de rio, lagos de diversos tamanhos, igarapés, dunas e uma riquíssima fauna.



2 comentários:

  1. Luciana,
    fazendo um tur pelo seu blog, observei uma imagem na segunda foto que pra mim, como Marajoara,é motivo de indagação. Gostaria que você me ajudasse dando-me a localização exata do "morro e ilha" que aparecem em tal foto. Alex (Anajás)

    ResponderExcluir

Salve salve!!
Se é de paz, pode chegar!!!